domingo, 20 de março de 2011

FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO

OBJETIVO: Compreender a formação do povo brasileiro.
Uma mistura de diferentes povos
       No ano de 1500, os portugueses encontraram o Brasil. Português é aquele que nasce em Portugal, país localizado no continente Europeu. Podemos dizer que os portugueses são o povo de Portugal, assim como os franceses são o povo da França, os espanhóis da Espanha, os italianos da Itália, etc.
       Ao desembarcarem no Brasil, os portugueses perceberam que a terra não estava desocupada: habitavam-na vários povos a quem eles denominaram índios. Os índios não formavam um só povo, mas vários povos.
      Após algum tempo na nova terra, os portugueses começaram a trazer da África centenas e, depois, milhares de indivíduos que tinham de trabalhar de maneira forçada. Da mesma forma que os índios, os africanos também não constituíam apenas um povo, pois foram trazidos de vários lugares da África.
      Logo podemos entender que após, o descobrimento, diferentes povos passaram a conviver no Brasil. Eram eles europeus, indígenas e africanos. E, a partir desse convívio, muitos indivíduos começaram a se unir e gerar descendentes.
      Um europeu, ao se unir a uma índia, podia gerar um filho que não era nem apenas europeu, nem apenas índio, mas um mestiço, ou seja, um indivíduo cujos pais são de etnias diferentes. A tal mistura dá-se  o nome de miscigenação.
      Da mesma maneira, da união de um europeu e uma africana nascia um individuo mestiço. Os resultados diretos dessa miscigenação foram:

 BRANCO + ÍNDIO= CABLOCO OU MAMELUCO
BRANCO + NEGRO= MULATO
NEGRO + ÍNDIO= CAFUZO
     Enfim, os mestiços uniam-se a outros mestiços e, assim, geravam inúmeras formas de miscigenação.Essa miscigenação de que falamos não ocorreu de uma hora para outra, mas constituiu um processo desenvolvido ao longo dos cerca cinco séculos de nossa história. Entres suas conseqüências pode-se afirmar que, em algum momento, os indivíduos nascidos no Brasil já não se sentiam mais europeus, indígenas ou africanos, mas sim brasileiros.
      Mais recentemente, entre os séculos XIX e XX, indivíduos vindos de diferentes partes do mundo (como alemães, chineses, italianos, espanhóis, japoneses e libaneses, entre outros) misturaram-se com os brasileiros e originaram novas formas de miscigenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário