domingo, 26 de junho de 2011

Autoconhecimento – Características pessoais / Eu com o Outro

Projeto Vida:  
1.     Solicite a um aluno que destaque, no texto, uma passagem que julgou importante e a comente com a turma.
  1. Solicite a um segundo aluno que explique por que, na opinião dele, a passagem destacada pelo colega é importante.
3.     Solicite ao primeiro aluno que diga se a explicação do colega correspondeu, ou não, à importância que ele atribuiu ao julgamento que fez, e por quê.
4.     Orientar os alunos a refletirem sobre os seguintes temas: Respeito às diferenças; Desigualdade e Injustiça Social, Exclusão Social, dentre outros.
5.     A dinâmica poderá ter continuidade, com o destaque de novos comentários. Os alunos poderão comentar experiências e manifestando percepções pessoais.

Na história a seguir há vários bichos com características diferentes, e cada um parece ser feliz do que jeito que é. Nós também possuímos características e traços culturais que se destacam e por isso, somos respeitados e admirados por muitas pessoas, como nossos pais, amigos e familiares.

TEXTO: MACACO ZOMBADOR

Havia um macaco que adorava pregar peças nos outros bichos.
Se via um coelho, puxava-lhe as orelhas e, fugindo, gritava:
– Ó, orelhudo!
Se se encontrava com a girafa, mangava dela, chamando-a de “pescoçuda”. Gozava do jacaré que, para ele, era “bocudo”; da coruja, que era “zoiúda”; da raposa, que era “peluda”; do papagaio, que era “linguarudo”. Desrespeitava até o rei da floresta, o leão, chamando-o de “cabeludo”.
Os animais resolveram, um dia, dar-lhe uma lição. Convidaram o macaco para participar de uma reunião e o leão explicou:
– Na floresta, somos todos diferentes e cada um é um. Esta é a nossa riqueza. Aqui ninguém é mais, ninguém é menos. Somos como Deus nos criou. Se não nos respeitamos, só resta a guerra e não haverá mais paz.

VIAN, Itamar. Sabedoria da vida: histórias que ensinam. São Paulo: Ed. Santuário, 2003, p. 17. Disponível em:
<http://textosmeditativos.blogspot.com/2010/04/o-macacozombador.html.> Acesso em 18 nov.2010.

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