Projeto Vida:
1. Solicite a um aluno que destaque, no texto, uma passagem que julgou importante e a comente com a turma.
- Solicite a um segundo aluno que explique por que, na opinião dele, a passagem destacada pelo colega é importante.
3. Solicite ao primeiro aluno que diga se a explicação do colega correspondeu, ou não, à importância que ele atribuiu ao julgamento que fez, e por quê.
4. Orientar os alunos a refletirem sobre os seguintes temas: Respeito às diferenças; Desigualdade e Injustiça Social, Exclusão Social, dentre outros.
5. A dinâmica poderá ter continuidade, com o destaque de novos comentários. Os alunos poderão comentar experiências e manifestando percepções pessoais.
Na história a seguir há vários bichos com características diferentes, e cada um parece ser feliz do que jeito que é. Nós também possuímos características e traços culturais que se destacam e por isso, somos respeitados e admirados por muitas pessoas, como nossos pais, amigos e familiares.
TEXTO: MACACO ZOMBADOR
Havia um macaco que adorava pregar peças nos outros bichos.
Se via um coelho, puxava-lhe as orelhas e, fugindo, gritava:
– Ó, orelhudo!
Se se encontrava com a girafa, mangava dela, chamando-a de “pescoçuda”. Gozava do jacaré que, para ele, era “bocudo”; da coruja, que era “zoiúda”; da raposa, que era “peluda”; do papagaio, que era “linguarudo”. Desrespeitava até o rei da floresta, o leão, chamando-o de “cabeludo”.
Os animais resolveram, um dia, dar-lhe uma lição. Convidaram o macaco para participar de uma reunião e o leão explicou:
– Na floresta, somos todos diferentes e cada um é um. Esta é a nossa riqueza. Aqui ninguém é mais, ninguém é menos. Somos como Deus nos criou. Se não nos respeitamos, só resta a guerra e não haverá mais paz.
VIAN, Itamar. Sabedoria da vida: histórias que ensinam. São Paulo: Ed. Santuário, 2003, p. 17. Disponível em:
<http://textosmeditativos.blogspot.com/2010/04/o-macacozombador.html.> Acesso em 18 nov.2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário