domingo, 26 de junho de 2011

ENCONTRO E DESENCONTRO ENTRE INDÍGENAS E PORTUGUESES


Em nossas aulas finalizamos o capítulo 2. Faremos revisão deste conteúdo tirando todas as dúvidas para realizar com facilidade a avaliação. Seja atencioso (a) e não tenha vergonha de perguntar e tirar suas dúvidas. Estou a disposição para os esclarecimentos.

Objetivo: reconhecer as diferenças culturais entre os ameríndios e os portugueses rejeitando qualquer forma de discriminação baseada nos princípios de superioridade de etnias, crenças e características individuais e sociais.

Responda nas linhas do caderno:
1-   







O que aconteceu com relação ao encontro da cultura indígena com a portuguesa?
2-   Com a proibição do tráfico de escravos, qual foi a solução encontrada pelos portugueses para a falta de mão-de-obra nas fazendas?
3-   Qual foi a reação dos índios?
4-   Como eram as relações entre os portugueses e indígenas, no inicio do descobrimento? O que fez com que a relação entre esses povos mudasse?
5-   Como resultados dos conflitos entre portugueses e índios, muitos nativos morreram e algumas tribos desapareceram. Cite outra causa que levou à dizimação dos índios.

6-   Leia e responda:

Europeus e ameríndios

          Os navegantes portugueses, comandados por Pedro Álvares Cabral, aportaram no litoral da “Terra de Vera Cruz” no dia 22 de abril de 1500. Como para eles era um mundo novo, os portugueses reagiram espantados. Afinal, os costumes eram totalmente estranhos aos seus - os habitantes andavam nus! -, a língua era desconhecida, a vegetação diferente...
Adaptado de http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/historia/redescobrimento/a-primeira-descricao-do-brasil/?searchterm=europeus
ESCREVA uma característica do modo de viver dos europeus e uma dos ameríndios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário