domingo, 26 de junho de 2011

ENTREVISTA



       A entrevista constitui uma das principais fontes de informações de um jornal e está presente, direta ou indiretamente na maioria das notícias que ele publica. “A maioria das noticias publicadas no jornal tem entrevistas como matéria prima, embora nem sempre pareça assim”. A finalidade de caracterizar um texto jornalístico como entrevista é permitir que o leitor conheça opiniões, ideias, pensamentos e observações de personagens da noticia ou de pessoa que tem algo relevante a dizer. Pode-se editar entrevista na forma de pergunta e reposta quando o entrevistado está em evidencia especial ou diz coisas de importância particular.
      O segredo de uma boa entrevista está na elaboração de um bom roteiro de informações sobre o entrevistado e o tema que ele vai falar. Com esse material em mãos, reflita sobre o objetivo a que pretende chegar. O melhor caminho é redigir perguntas tão específicas quanto possível. Perguntas muito genéricas resultam em entrevistas tediosas. Observe as seguintes recomendações quando fizer e redigir uma entrevista:
·         Marque-a com antecedência;
·         Informe o entrevistado sobre o tema e a duração do encontro;
·         Anote e, de preferência, também grave a entrevista, para poder reproduzir com absoluta fidelidade eventuais declarações curiosas, reveladoras ou bombásticas;
·         Vista-se de modo a não destoar do ambiente em que será feita a entrevista, para não inibir ou agredir o entrevistado;
·         Faça perguntas breves e diretas, que não contenham respostas implícitas;
·         Identifique contradições, mencione pontos de vista opostos e levante objeções sem agredir o entrevistado;
·         Não deixe de abordar temas considerados sensíveis pelo entrevistado. Faça perguntas diretas e ousadas. Insista quantas vezes achar necessário se o entrevistado se recusar a responder a alguma pergunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário