domingo, 26 de junho de 2011

INTERPRETAÇÃO - OS MÚSICO AMBULANTES

OS MÚSICOS AMBULANTES
           

            Um honrado fazendeiro tinha um burro que lhe havia servido fielmente durante muitos anos, mas estava ficando velho e a cada dia mais imprestável para o trabalho. Seu dono estava cansado de mantê-lo e cismava em acabar com ele. Mas o burro, sentindo o perigo no ar , foi saindo de fininho e partiu para a cidade grande, “pois ali”, pensava ele, “poderei me tornar músico”.
            Depois de viajar algum tempo, avistou um cachorro deitado ao lado da estrada arfando de cansaço. “Por que está tão ofegante, meu amigo?”, perguntou o burro. “Ai de mim!”, disse o cão. “Meu dono ia me dar uma cacetada na cabeça porque estou velho e fraco e já não consigo ser útil em suas caçadas; por isso fugi, mas que posso eu fazer para ganhar a vida?” “Escute!”, disse o burro, “estou indo para a cidade grande para me tornar um músico. Por que não vem comigo e procura algo para fazer como eu?” O cão disse que gostaria de tentar e eles seguiram juntos se sacolejando.
            Ainda não tinham avançado muito quando avistaram uma gata sentada, parecendo muito infeliz, no meio da estrada. "Diga-me, boa senhora", disse o burro. "O que se passa? Parece tão ' abatida!" “Ai de mim!", disse a gata. "Como se pode ficar animada quando a própria vida está em perigo? Como eu estava ficando velha e gostava mais de ficar deitada a toa, ao lado do fogo, do que correr pela casa atrás de camundongos, minha ama me prendeu e pretendia me afogar. Embora eu tenha tido a sorte de fugir dela, não sei do que vou viver.” "Oh!", disse o burro, "tem que vir de qualquer forma conosco para a cidade grande. Você é uma boa cantora noturna e poderá fazer fortuna como musicista". A gata ficou animada com a idéia e juntou­se ao grupo.
            Pouco depois, quando passavam pelo pátio de uma fazenda, viram um galo empoleirado num portão, gritando com toda a força."Bravo!", exclamou o burro. "Palavra de honra, você faz um barulho e tanto. Queira me dizer, por que tudo isto?" "Pois veja", disse o galo, "eu estava agora mesmo dizendo que teríamos um ótimo tempo para nosso dia de lavagem, mas minha dona e a cozinheira nem me agradeceram por meus cuidados, antes ameaçaram cortar minha cabeça  amanhã e fazer uma sopa para os convidados que virão no domingo!" "Deus o livre!", disse o burro."Venha conosco, Mestre Chantecler; de qualquer forma será melhor que ficar aqui e ser degolado! Além do mais, quem sabe? Se aprendermos a cantar com afinação,poderemos dar algum tipo de concerto. Então, junte-se a nós:' "Com todo prazer", disse o galo. E assim os quatro seguiram juntos alegremente.
            Não conseguiram chegar à cidade grande no primeiro dia; e quando a noite caiu, entraram num bosque para dormir. O burro e o cachorro se acomodaram embaixo de uma grande árvore e a gata trepou em seus galhos, enquanto o galo, pensando que quanto mais alto pousasse mais seguro estaria, voou ate o topo da arvore e depois, segundo seu hábito,olhou para todos os lados para ver se tudo ia bem antes de dormir. Ao fazer isto, porém, avistou ao longe alguma coisa clara e brilhante, e chamando os companheiros, disse: "Deve haver uma casa não muito longe daqui, pois estou venda uma luz". "Sendo assim", disse o burro, "seria melhor mudarmos nosso alojamento, pois nossa acomodação aqui não é  das melhores!" “Ademais”, acrescentou o cão,"um ossinho não me faria mal nenhum,ou um pedaço de carne". E assim foram caminhando juntos até o lugar onde Chantecler avistara a luz. Chegaram perto de uma casa onde se abrigava uma quadrilha de ladrões.O burro, sendo o  mais alto do grupo, aproximou-se de uma janela e espiou para dentro. "Então, Asno", disse Chantecler, "o que está vendo?" "O que estou vendo?", replicou o burro, "pois estou vendo uma mesa repleta de guloseimas e ladrões sentados ao redor dela se refestelando" . "Seria uma ótima pousada para nós", disse o galo. "Sim", disse o burro, "se conseguirmos entrar". Então, eles confabularam sobre uma maneira de expulsar os ladrões e finalmente arquitetaram um pIano. O burro ergueu-se sobre as patas traseiras com as dianteiras apoiadas na janela; o cachorro subiu em seu lombo; a gata se arrastou pelas costas do cachorro e o galo voou e pousou na cabeça da gata. Quando tudo estava preparado, foi dado um sinal e eles começaram a fazer sua música. O burro zurrava , o cachorro latia, a gata miava e o galo cantava. E foi então que eles todos se atiraram juntos contra a janela, entrando na sala aos trambolhões em meio ao vidro partido com o mais pavoroso estrondo! Os ladrões, já bastante assustados com o concerto de abertura, agora não tiveram dúvida de que algum duende terrível caíra sobre eles e fugiram em disparada.
            Com o caminho livre, nossos viajantes logo se sentaram e despacharam com incrível voracidade tudo que os ladrões haviam deixado, como se não esperassem comer novamente antes de um mês.  Saciados, apagaram as luzes e cada um procurou um lugar de repouso do seu agrado. O burro deitou-se sobre um monte de palha no pátio; o cachorro estirou-se num tapete atrás da porta; a gata enrodilhou-se diante da lareira, perto das cinzas aquecidas; e o galo empoleirou-se numa viga no alto da casa. Como estavam todos muito cansados com a jornada, logo caíram no sono.
            Por volta da meia-noite, porém, quando os ladrões viram, de longe, que as luzes estavam apagadas e que tudo parecia tranqüilo, começaram a achar que haviam fugido com muita precipitação, e um deles, mais corajoso que os outros, foi ver o que estava se passando.Encontrando tudo em silencio, entrou na cozinha e tateou até encontrar um fósforo para acender uma vela. Avistando, então, os olhos flamejantes da gata, confundiu-os com brasas incandescentes e estendeu o fósforo para acendê-Io. Mas a gata, não entendendo esta confusão, saltou sobre seu rosto cuspindo e arranhando. Isto o deixou apavorado e ele saiu correndo pela porta traseira; mas ao passar por ali, o cão deu um salto e mordeu-Ihe a perna; e quando cruzava o pátio, o burro o escoiceou; e o galo, que fora acordado pela algazarra, cantou com todas as forças. Diante disso tudo, o ladrão saiu correndo com todas as pernas que tinha ate seus camaradas e contou ao chefe "sobre a bruxa horripilante que ocupara a casa, cuspira nele e arranhara seu rosto com seus longos dedos ossudos; sobre um homem com uma faca na mão escondido atrás da porta que o esfaqueara na perna; sobre um monstro odioso no pátio que lhe acertara uma porretada; e sobre o demônio pousado no alto da casa gritando: “Atirem o  tratante pra cá!" Depois disto, os ladrões nunca mais ousaram voltar para a casa, e os músicos ficaram tão satisfeitos com suas acomodações que ali ficaram morando. E ouso dizer que ali vivem até hoje.

Irmãos Grimm. Contos de fadas. Tradução Celso M. Paciornik. Sao Paulo, lIuminuras, 2000.


1-    O texto que você acabou de ler poderia chamar-se: (1,0)

(   ) Os bichos valentes      (   ) A esperteza dos animais    (   ) A união faz a força

Justifique sua escolha.





2-    Explique o sentido das afirmações abaixo de acordo com o contexto: (0,75)

a)    “...pois estou vendo uma mesa repleta de guloseimas.”




b)    “Então eles confabularam sobre uma maneira de expulsar os ladrões e finalmente arquitetaram um plano.”




c)    “... logo se sentaram e despacharam com incrível voracidade tudo que os ladrões haviam deixado, como se não esperassem comer novamente antes de um mês.”




3-    Numere os fatos na ordem da história. (0,25)

(   ) Prepararam uma “serenata” para assustar os ladrões, ocupantes da casa.
(   ) Os animais sentiram-se traídos pelos seus donos e resolveram se unir.
(   ) Os ladrões ficaram assustados com o ataque, pois não sabiam do que se tratava e fugiram.
(   ) Andaram muito, sentiram-se cansados e resolveram descansar.
(   ) Os animais encontraram uma casa, porém já estava ocupada.

4-    Responda:


a)    Qual o personagem mais te chamou atenção? Por quê? (1,0)




b)    Qual era o plano do burro para sobreviver? (1,0)




c)    Onde ele pretendia realizar esse plano? (1,0)



d)    Ao ler o texto, podemos dizer que os animais conseguiram realizar o plano que tiveram inicialmente? (1,0)




e)    O que você acha que aconteceu com eles? (0,5)




5-    O cachorro e a gata, ao conversarem com o burro, se expressaram assim: “Ai de mim!”
Com essa expressão, eles demonstraram sentimento de: (0,25)

(   ) raiva do dono.       (   ) dor por estar fora de casa.    (   ) tristeza por sentirem-se rejeitados.

6-    Quais os motivos que levaram os animais a fugirem? (1,0)











7-    Comente sua opinião a respeito da atitude dos donos dos animais.(0,25)





Nenhum comentário:

Postar um comentário